O aço é uma mistura de ferro com outros elementos para criar diferentes propriedades e ser usado no mercado. Isso o torna um material versátil, utilizado no campo, indústria e construção civil. Mas uma dúvida pode surgir, você sabe a diferença entre o aço carbono e o aço-liga?
Estes são apenas dois tipos dentro de um universo com outras possibilidades. Dentro dele, existem outros aços, que ganham “ingredientes” novos e se tornam diversificados.
Agora, quer saber qual a diferença entre o aço carbono e o aço-liga? Onde cada um pode ser utilizado?
Continue a leitura!
O aço-liga, como o nome já diz, é uma liga metálica que, além do ferro e carbono, tem outras substâncias. Os dois primeiros elementos estão na fórmula base, então o terceiro item dá a qualidade específica. Dentre os metais mais utilizados para formar este aço, estão:
Níquel;
Manganês;
Cobre;
Cromo;
Silício;
Titânio.
Cada um traz característica única, por exemplo, o cromo dá ao aço-liga mais resistência mecânica e à corrosão. Do mesmo modo, dentro desta área existem os de baixa, média e alta liga. Esta classificação depende da quantidade colocada de metal aditivo.
Enquanto o aço-liga leva três elementos, o aço carbono possui apenas dois metais em sua fórmula. No caso, ele é a junção do ferro com o carbono, dando à liga um elevado nível de resistência.
Isso torna o aço carbono um dos mais conhecidos e utilizados no mundo. Assim como o aço-liga, o carbono também é dividido em três categorias: o baixo, médio e alto carbono.
Dessa forma, a principal diferença entre o aço carbono e o aço-liga, está na fórmula. Enquanto o aço carbono é formado apenas por ferro e carbono, já o aço-liga leva um terceiro elemento conforme listado acima.
A princípio, vale destacar que não existe aço melhor ou pior, mas sim, qual é o melhor para cada tipo de projeto. Então, além do formato, se é chapa de aço, tubo ou afins, avalie o uso e funcionalidade da peça. Confira algumas diferenças entre eles:
O aço carbono, por exemplo, tem baixa resistência à corrosão, até pelo fato do carbono e ferro se oxidarem mais facilmente. Já o aço-liga, dependendo do metal aditivo, pode garantir uma resistência maior para o material.
Este é outro ponto de diferença entre o aço carbono e o liga. Isso porque o aço-liga níquel tem uma dureza maior do que o carbono. Isso faz com que ele não se deforme ou se rompa, mesmo com forte impacto.
A ductibilidade é a característica do material em deformar, mas sem se romper, dando uma elasticidade. O aço-liga, com o seu metal aditivo, pode ter uma ductibilidade maior do que o aço carbono.
O mais importante é comprar qualquer um dos aços com qualidade, então, se atente à classificação do utilizado pela ABNT. A agência usa a especificação SAE e AISI, com quatro números para designar o aço e a porcentagem do elemento.
A Metaltec trabalha há quase 40 anos no ramo metalúrgico, fabricando chapas perfuradas, expandidas e utensílios domésticos, por isso, temos conhecimento de sobra. Se você precisa de aço carbono ou aço-liga em seu projeto, entre em contato com a nossa equipe.
Há mais de 30 anos investindo na produção metalúrgica, a
Metaltec aplica tecnologia de ponta para transformar o aço em diferentes
produtos, como chapas perfuradas, expandidas e utilidades domésticas